Sacos boca aberta com fundo colado
Embalagens
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Embalagens são recipientes ou materiais que envolvem produtos temporariamente, com o objetivo principal de proteger e garantir a vida útil durante a armazenagem, transporte, distribuição e comercialização, sendo também primordial para divulgar a marca e representar a identidade visual
CLASSIFICAÇÃO DAS EMBALAGENS São classificadas de acordo com sua proximidade com o produto, podendo ser:
Embalagens primárias: são as que ficam em contato direto com o produto embalado. Exemplos: garrafas de vinho, latas de refrigerantes, potes de alimentos, pacotes de biscoito, pacotes de macarrão, pacotes de sabão em pó, pacotes de papel higiênico, etc. Elas geralmente são compostas por materiais que visam evitar a contaminação por agentes químicos ou danos externos. Em geral, as embalagens primárias são responsáveis por proteger o produto e informar o consumidor, além de, em muitos produtos como alimentos, ser fator determinante para o shelf life (vida útil do produto).
Embalagens secundárias: envolvem uma ou mais embalagens primárias. Em geral, podem ser feitas de papel, papelão, plástico ou madeira, de modo a assegurar que a embalagem primária se mantenha intacta. É o caso de caixas de papelão ou sacos plásticos que transportam mais de um produto. Exemplos: caixa de cartão que contém as latas de cerveja, caixa de papelão que contém biscoitos, macarrão e outros, sacos plásticos que contém pacotes de arroz, feijão, pipoca, etc.
Embalagens terciárias: são responsáveis por armazenar e/ou transportar embalagens primárias e secundárias. Trata-se por exemplo dos paletes envolvidos em filme stretch. Outro exemplo de embalagem terciária são as sacolas plásticas de supermercado.
FUNÇÕES DAS EMBALAGENS
Contenção e proteção: é a primeira função da embalagem e que justifica seu surgimento. A função de contenção é aquela que “abriga” o produto envasado, impedindo que ele caia, vase ou se desfaça. São empregadas para preservar as características principais do produto como cor, frescor, odor, sabor e textura e outros contra agentes externos. Ao envolver o produto, a embalagem é essencial para garantir a sua integridade, fazendo com que o conteúdo chegue ao destino intacto e preservado para o consumo. Especialmente no caso de itens mais frágeis, como alimentos, ela é fator determinante sobre o shelf life.
Comunicação: dentro desta função, podemos dizer que tem três subfunções: identificar, informar e atrair. A primeira serve para que o consumidor prontamente possa saber de que produto se trata. A segunda é disponibilizar de maneira fácil as informações essenciais, obrigatórias ou não, como data de fabricação, data de validade, composição do produto, identificação do lote, lista de ingredientes, dados nutricionais, condições de manipulação e armazenamento, instruções de uso, alguns alertas sobre itens que podem causar alergia, etc. Já a terceira subfunção é a capacidade de atrair, de despertar a atenção para o produto e assim influenciar a decisão de compra. A embalagem é uma importante ferramenta de apelo visual e valorização da marca. Ela tem o poder de tornar o produto, um objeto de desejo, fidelizando consumidores.
Economia: a embalagem participa da composição do custo do produto, e o desafio cotidiano é justamente melhorar a sua utilização. Quando bem desenvolvida economiza custos tanto no transporte quanto em relação à matéria prima.
Praticidade: é uma tendência de mercado que só cresce por conta da rotina dos usuários que precisam de embalagens práticas para levar e consumir o produto em qualquer tempo e local. O formato também interfere nas etapas de estocagem e manuseio.
Transporte e distribuição: a embalagem é fundamental nos processos logísticos de qualquer setor da economia ao otimizar a ocupação de espaço e facilitar o manuseio nas etapas de transporte, armazenagem e distribuição.
Ajudar o meio ambiente: são essenciais na economia circular, significando que ajudam a não poluir o meio ambiente, pelo fato de que podem ser recicladas e reutilizadas na forma de outros produtos, diminuindo assim a extração de recursos naturais e ajudando na sustentabilidade do planeta.
TIPOS DE MATERIAIS
Embalagem cartonada: principal embalagem utilizada na indústria de laticínios e bebidas, elas têm em sua composição: a) papel-cartão: dá estabilidade, resistência e suavidade para a impressão de informações e rótulos;
b) polietileno: utilizado para proteger papel contra a umidade, permitindo sua melhor integração à folha de alumínio;
c) alumínio: preserva o produto dos efeitos do oxigênio e da luz, conservando as características do alimento, ainda que em temperatura ambiente.
Embalagem de alumínio: o alumínio é bastante utilizado para conservar os produtos que necessitam ser protegidos da umidade e da luz. Além disso, o alumínio auxilia no aquecimento e resfriamento do produto, sendo amplamente utilizada por produtores de bebidas e alimentos. As mais conhecidas são as latinhas de alumínio, que são utilizadas para uma série de bebidas, como cervejas, refrigerantes, sucos, etc.
Embalagem de madeira: a madeira foi um dos primeiros materiais utilizados na fabricação de embalagens. Era muito utilizada para a fabricação de embalagens que transportavam grandes quantidades de produtos, como as caixas de frutas e legumes, por exemplo. Nos dias atuais é muito usada como embalagens terciárias, no caso do pallets.
Embalagem de papel ou papelão: são umas das mais utilizadas, devido à sua versatilidade, ampla aplicação, adaptação à formatos e possibilidade de reciclagem. O papel pode ser utilizado como embalagem primária ou secundária em produtos de alimentos, minerais, nutrição animal, sementes, além de caixas, envelopes, fardos, sacos, sacolas e outros.
Embalagem de plástico: são usadas principalmente devido à sua fácil adaptação, podendo adquirir os mais diversos tamanhos e formatos, além da alta resistência e possibilidade de reciclagem. Dessa forma, as embalagens de plástico são ótimas para o empacotamento da maioria dos produtos.
Embalagem de isopor: são bastante utilizadas tanto no armazenamento quanto no transporte de alimentos frescos, remédios e tantos outros. Isso acontece devido à capacidade do isopor conservar a temperatura dos produtos.
Embalagem de vidro: ainda que consista em um material mais frágil, o vidro é uma ótima opção para os produtos líquidos, úmidos ou pastosos, principalmente para expor o conteúdo do produto para os consumidores. Entre os exemplos mais convencionais de uso estão: conservas, cosméticos, perfumes e bebidas.